NOTÍCIAS

31 de julho de 2018

Campanha Salarial Unificada dos Metal˙rgicos e Metal˙rgicas de Minas Gerais 2018/2019: pauta de reivindicaš§es Ú entregue aos patr§es da Fiemg


A Federação Interestadual dos Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal), juntamente com a FEM-CUT e a Femetal, deu início à Campanha Salarial Unificada dos Metalúrgicos e Metalúrgicas de Minas Gerais de 2018/2019 nesta terça-feira (31), com a entrega da pauta de reivindicações à patronal, na Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte.  

 

A campanha deste ano, com o lema "Basta de exploração, exijo valorização!",  envolve dezenas de sindicatos de todo o Estado e cerca de 200 mil trabalhadores e trabalhadoras. A data-base da categoria é 1º de outubro.

 

A pauta inclui reivindicações como o reajuste salarial com reposição integral da inflação (INPC) mais 3,5% de ganho real; aumento do valor do salário de ingresso; abono emergencial de R$ 1.200,00 para os trabalhadores de todas as empresas, inclusive as que possuem programas de Participação nos Lucros ou Resultados (PLR); realização de homologações das rescisões de contrato de trabalho nos sindicatos; redução da jornada de trabalho; e a renovação das 94 claúsulas da atual Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que finda em setembro.

 

"Estamos diante de uma conjuntura adversa, em que é preciso resistir à reforma trabalhista, que tinha o argumento de empregar inúmeras pessoas. Mas, o que temos visto é um contingente de mais de 30 milhões de brasileiros desempregados ou subempregados. Numa economia cada vez pior, agravada por uma governo que não pensa na sociedade brasileira, precisamos nos unir, resistir e lutar para garantir que as reivindicações dos metalúrgicos e metalúrgicas de Minas Gerais sejam atendidas", afirmou.  

 

Mesmo diante das dificuldades, o presidente do Sindicato, João Alves de Almeida, diz que a diretoria da entidade fará sua parte e estará nas portarias das fábricas para mobilizar os metalúrgicos e metalúrgicas para que participem da Campanha Salarial.

 

"O envolvimento dos trabalhadores e trabalhadoras, como sempre, fará a diferença na campanha. Por isso, contamos com a participação de todos e todas nessa luta para avançarmos nas conquistas", disse.

 

A data da primeira reunião de negociação com os patrões deverá ser agendada nos próximos dias e será divulgada oportunamente pelo Sindicato.

Assembleia com trabalhadores do setor automotivo

 

No próximo domingo (5), o Sindicato realizará uma assembleia com  trabalhadores de empresas do setor automotivo, fornecedoras da FCA/Fiat  (Aethra, Brembo, Denso Rotantes, Denso Térmicos, Gestamp, Stola, Keiper, Nemak, Stola, Tekfor e Teksid), para avaliar e deliberar sobre a proposta de Acordo Coletivo da Campanha Salarial de 2018/2019 negociada antecipadamente. A assembleia será às 10 horas, no Clube dos Metalúrgicos, em Betim (Rua Cuiabá, 190, bairro Niterói).

"A participação dos trabalhadores do setor automotivo na assembleia é muito importante, pois o que está em jogo é o reajuste salarial, aumento do salário de ingresso, recebimento de abono, garantia de emprego e a renovação das cláusulas da atual Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), entre outros benefícios. Contamos com a presença de todos e todas", convoca o secretário-geral do Sindicato, Alex Santos Custódio.

Fonte: Imprensa do Sindicato.

 

Enquete

Boletim
Eletrônico

Cadastre-se e receba as
noticias do Sindicato
Rua Santa Cruz, 811 | Centro | Betim - MG | CEP 32600-028 | (31) 3539-6500 | metalurgicosdebetim@metalurgicosdebetim.org.br

Horários de funcionamento do Sindicato:
- Sede: 8h30 às 12h e das 13h às 18h.
Endereço: Rua Santa Cruz, 811, Centro - Betim.
Telefone: (31) 3539-6500.
- Subsede: 8h30 às 16h45.
Endereço: Rua Toyota, 222, bairro Jardim Piemont - Betim.
Telefone: (31) 3597-0260.

Visitas desde junho/2016: 961977
Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região © 2018 All Rights Reserved.