A secretária-geral do Sindicato, Andréia Diniz, recebeu no último dia
Vinte e cinco mulheres, entre professoras, sindicalistas, militantes do movimento de mulheres e outras foram homenageadas por sua atuação, em diversas áreas, em prol da promoção da equidade de gênero na sociedade.
“Andréia foi escolhida para receber esta justa homenagem por sua trajetória de em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras, especialmente das mulheres. Mulher, mãe e operária, sempre esteve presente não só nas lutas de sua categoria, mas de toda a sociedade em busca de um mundo melhor, igualitário e com oportunidade para todos”, justificou o presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis.
Metalúrgica da Deplhi, Andréia foi a primeira mulher a ocupar um cargo de direção no Sindicato, em 1993, quando tinha 23 anos. Também foi secretária-geral da CUT Minas e, em 2008, participou da fundação da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), da qual integrou sua direção em Minas Gerais.
Como militante da luta feminista, participou da construção da UBM (União Brasileira de Mulheres) em Minas Gerais e Betim e dos debates, como delegada, nas três Conferências Nacionais de Políticas para as Mulheres realizadas nos governos Lula e Dilma.
Desde 2005, Andréia faz parte da direção nacional do PCdoB, como integrante do seu Comitê Central.